Linha de fabricação de cimento por via seca, 2500 toneladas

Esta linha de fabricação de cimento por via seca de 2.500 ton é projetado para produzir 2.500 toneladas de clínquer todos os dias. O forno rotativo clínquer de φ4 × 60m possui um pré-aquecedor e um sistema para decomposição composto de uma fornalha para decomposição e um pré-aquecedor com cinco estágios.

Processo de fabricação
1. Esmagamento do calcário, transportar e empilhamento
O moedor de calcário adota a linha de fabricação de cimento por via seca com capacidade entre 500t/h e 600t/h, com a condição de que o tamanho da alimentação do material não seja maior que 1500mm e o tamanho das partículas de descarga não seja mais que 75mm.

A pedra calcária triturada é entregue por uma esteira transportadora redonda de Φ80m para que se inicie a homogeneização e o armazenamento temporário. O armazém tem capacidade para o armazenamento de 34100t. Uma empilhadora de 800t/h e um reclaimer tipo ponte de 500t/h estão disponíveis para recuperação e reciclagem contínua da pedra calcária.

Após a pré-homogeneização, o calcário é transmitido para a estação dos lotes das matérias-primas por esteira transportadora novamente.

2. Armazenagem das matérias-primas auxiliares, esmagamento e transporte
As matérias-primas auxiliares, tais como arenito, minério de ferro, etc., são transportados por caminhões para um armazenamento no quintal aberto. O armazém de arenito tem capacidade para 5100 toneladas, seu tamanho é de 60m×20m. O pátio para estocagem do minério de ferro tem capacidade para 2730t e seu tamanho é de 32m×20m.

A nossa unidade de fabricação de cimento por via seca está equipada com o nosso martelo moedor PC1609 para triturar o material auxiliar. O tamanho do material para alimentação da máquina não pode ser maior que 600mm e o tamanho das partículas para descarga não pode ser maior que 25mm, o moedor possui capacidade para 50t/h e 70t/h. O moedor de arenitos e materiais de minério de ferro, são então entregues pela esteira rolante para armazenagem independente dos silos no lote da estação de matéria-prima.

Outros materiais auxiliares como as cinzas do carvão são transportados por caminhões de material a granel até a usina, então automaticamente descarregados e entregues a estação de armazenagem do silo através de um sistema exclusivo de gasodutos.

3. Estação do lote das matérias-primas
A estação de φ12m×25m inclui quatro silos de armazenagem de calcário, arenito, minério de ferro e cinzas do carvão, com a capacidade de armazenamento de 2200t, 1600t, 2200t e 770t respectivamente. Cada silo vem com um peso na parte inferior do alimentador, assim como o alimentador de matérias-primas de acordo com a proporção desejada. Os materiais dimensionados são finalmente transferidos para o moedor vertical via esteira rolante de borracha.

4. Moagem do cru e tratamento dos gases residuais
A linha de fabricação de cimento por via seca de 2.500 toneladas possui um moedor vertical MLS3626 para moer o cru. O moedor pode usar o gás residual do sistema de pré-aquecimento como fonte de calor para secar o material. A sua capacidade de produção é de 185t/h, com a condição de que 90% do tamanho do material a ser inserido, não seja maior que 75%, o tamanho do material para descarga é de 80μm, o resíduo da tela da peneira é inferior a 12%, o índice de água na alimentação do material é inferior a 8% e o tamanho do material para descarga é inferior a 1%.

Após a moagem, o cru é classificado por um ultrafino separador de pó e então misturado com o pó coletado pela torre humidificadora e o precipitador eletrostático. Finalmente, a mistura é entregue para o silo de homogeneização do cru, por elevador e o ar desliza pelo transportador. Os gases residuais gerados durante o processo de moagem, são tratados por um precipitador eletrostático antes de serem descarregados.

5. Homogeneização das matérias-primas e alimentação do cru no pré-aquecedor
O CP silo de Φ18m x 50m para a homogeneização do cru desta unidade para processo do cimento seco tem a capacidade de armazenamento de até 9.000 toneladas. Através do distribuidor de cru no topo do silo, o pó do cru é enviado para o silo em um multiponto. Em seguida, é descarregado quantitativamente para pesagem, com peso e dispositivos de controle do fluxo na parte inferior. Finalmente, o cru mensurado é introduzido no pré-aquecedor do forno através dos elevadores.

6. Calcinação do clínquer de cimento e armazenamento
O sistema de calcinação do clínquer de cimento em nossa planta de produção de cimento por via seca é feito online, baixa perda de pressão do pré-aquecedor com cinco estágios, forno para decomposição RF5/2500 com taxa de decomposição acima de 90% e um novo tipo de grade do refrigerador LBT32216Φ 4.0×60m.
(1) Após a calcinação, o clínquer de cimento é em primeiro lugar resfriado pelo refrigerador. Em seguida, é enviado para 2 pátios redondos com tamanho de φ18×40m com capacidade entre 2 toneladas e 10.000 toneladas, pelos elevadores de balde e elevadores de tachos. Depois disso, o clínquer é descarregado e transferidos através de um sistema para descarregamento do material e uma esteira de borracha rolante, respectivamente, então finalmente o clínquer é enviado ao centro de armazenamento ou para o lote de processamento do cimento.
(2) o ar quente, a alta temperatura final da grade do resfriador é alimentado para a decomposição forno por três seções do duto de ar, para servir como um gás de combustão. O gás na secção de temperatura média, é trazido para dentro do moedor de carvão para servir como fonte de calor para secar o material. Enquanto os gases residuais da extremidade traseira do refrigerador, são tratados por um precipitador eletrostático em primeiro lugar, em seguida, apurado através da chaminé. A baixa concentração de poeira e gases são menores de 100mg/m3.

7. Armazenamento do carvão e transporte; preparação do carvão pulverizado e entrega
A matéria-prima do carvão é transportado por caminhões para dentro de um deposito com guindaste, para o seu armazenamento e pré-homogeneização. A despensa inclui dois silos, o que reduz a distância dos guindastes e também permitem o armazenamento da matéria-prima do carvão com diferentes graus. O silo inferior vem disponível com um alimentador com peso, para a pesagem das matérias antes de serem entregues ao moedor de carvão.

O moedor de carvão MPF1713 da nossa unidade de fabricação de cimento por via seca, pode ser instalados ao ar livre. Possui capacidade de produção de 20t/h, quando o conteúdo de umidade do material não for mais do que 10 %, o carvão pulverizado não pode contem mais do que 1% de umidade, o tamanho do material a ser introduzido na máquina não pode ser maior do que 50mm, o carvão pulverizado tem uma finura de 80μm, os resíduos na tela da peneira é de 11%.

O carvão pulverizado é classificado por um separador de pó de carvão. Os pós de carvão qualificados são recolhidos por um saco de filtro do tanque de ar, em seguida, entregue a um dos dois silos de armazenagem pelo transportador. Os gases residuais são filtrados antes de serem descarregados.

O silos de armazenamento do carvão em pó, possui um sistema de pesagem na parte inferior, para que possa pesar o carvão em pó antes de colocá-lo no forno de decomposição para ser queimado.

8. Transporte do entulho e secagem, bem como o esmagamento do gesso e transporte
O entulho da área de armazenamento aberto é alimentado por elevadores de balde por empilhadeiras, em seguida, é colocado no secador de φ2,4×18,350m. O equipamento de secagem tem capacidade para processamento de 30t/h, caso o teor de umidade do material a ser introduzido e descarregado for de 20% e 1,5%, respectivamente.

O gesso armazenado da área de armazenamento aberto para 4000t é introduzido no martelo moedor PFC-1609 por um alimentador de chapar para serviços pesados. O equipamento de trituração tem capacidade para 50t/h e 70t/h, com a condição de que o tamanho da alimentação e da descarga do material não seja maior do que 600mm e 25mm, respectivamente. O gesso moído é entregue ao silo para armazenamento através do elevadores de balde e as esteiras transportadoras.

9. Moinhos de cimento, transporte e armazenamento
O estação para lote de cimento inclui quatro silos que são para o clínquer, gesso, calcário e resíduos, respectivamente. O silo tem capacidade para 2000t, 800t, 900t e 400t, respectivamente. O silo de clínquer possui um tamanho de φ10m×22m, os outros três silo possuem tamanhos de φ8 m× 22m.

Na parte inferior de cada silo, existe um alimentador com balança, disponível para alimentar a máquina com materiais de acordo com a proporção desejada. Em torno do silo de clínquer, equipamentos para o manuseio de materiais a granel estão disponíveis para transportar o clínquer de cimento a granel.

Após descartar proporcionalmente o material, os quatro tipos de materiais serão transportados por uma correia transportadora para o sistema de moagem do cimento com circuito fechado. Cada sistema é composto por uma esfera e um separador de pó com elevada eficiência e possui capacidade para produção de 75t/h, se a área de superfície específica for entre 3200cm2/g e 3400cm2/g.

Após a moagem por moinho de bolas, os materiais são colocados dentro do separador por elevadores de balde para serem classificados. Os pós grossos serão reciclados para serem moídos futuramente. Os cimentos qualificados serão recolhidos por um filtro de ar, em seguida, serão entregues no silos de cimento de φ15 m×34m, transportados por fluxo de ar e elevadores de canecas. Possuímos no total 8 silos de cimento e cada um, tem capacidade de armazenamento de 5300t.

Para garantir sustentabilidade ambiental, a nossa linha de fabricação de cimento por via seca 2.500 ton é projetada com um tanque de ar altamente eficiente, com sacos de filtro para processar os gases residuais gerados durante a moagem do cimento.

Os produtos que não são bons, são descartados da unidade de descarga da parte inferior do silos de cimento, o cimento pronto é transferido pela esteira transportadora, elevador de canecas e por fluxo de ar para a embalagem do cimento a granel na oficina ou armazém.

A embalagem na oficina, existem dois conjuntos de máquinas rotativa para a embalagem do cimento, cada um vem com oito furos para enchimento e capacidade para a embalagem de 90t/h. O cimento ensacado pode ser transportado diretamente para os seus destinos ou também pode ser colocado no armazém de produto prontos, medindo 84m×30m com capacidade para armazenamento de 6000t.

O armazém de cimento a granel está equipado com dois conjuntos de maquinas para o manuseio do cimento a granel, facilitando o transporte do material por camiões.

Lista dos equipamentos
No de série Finalidade Nome do equipamento Tipo/especificações Quantidade Taxa de utilização anual (%) Observações
1 Esmagamento do calcário Moinho de martelo PPC-2018 Capacidade: 500-600t/h
Tamanho do material para alimentação da máquina (máx.) ≤1500mm
Tamanho do material de descarregamento ≤75mm (90%).
1 21,58
2 Empilhamento e pré-homogeneização do calcário Empilhador e reclaimer Tipo: YDQ600.500.80
Tamanho do empilhador: Ф80m
Capacidade de empilhamento: 800t/h
Capacidade de recuperação: 500t/h
1 1 27,58 36,77
3 Moagem das matérias-primas e tratamento dos gases residuais Moedor de matéria-prima Tipo: laminador
Capacidade: 185t/h
Tamanho do material para alimentação da máquina: ≤75mm
Tamanho do material de descarregamento: 80μm
Resíduo na peneira: 12%
Umidade do material a ser inserido na máquina: ≤8%
Umidade do material de descarregamento: < 1%
1 85
Ventilador de Alta temperatura / precipitador eletrostático (forno) Tipo de ventilador: W6-2 ×20 No31.5F
Fluxo de ar: 420,000m3/h
Pressão do ar: 7500Pa
1 1 85 85
Tipo de precipitador eletrostático: WDC171-3
Fluxo de ar: 420,000m3/h
Temperatura do ar de admissão: 110~150℃
Conteúdo de pó na entrada ≤80g/m3
Conteúdo de pó na entrada na saída ≤50mg/Nm3.
4 Calcinação do clínquer de cimento Pré-aquecedor com cinco fases e forno para decomposição Capacidade: 2500t/d 1 85
Forno rotativo Tamanho: Φ4,0×60m
Capacidade de produção: 2500-2800t/d
Velocidade de rotação: 0,41~4,07r/min
Inclinação: 4%
1 85
Controle de fluxo, tipo grade de refrigerador Capacidade: 2500t/d
Área efetiva: 63,2m2
Temperatura do material de alimentação da máquina: 1400℃
Tamanho do material de descarregamento: 65℃ + temperatura ambiente
Modelo: WDJ105-3
1 85
Precipitador eletrostático (forno principal) Fluxo de ar: 315000m3/h
Temperatura do ar de admissão: 200~250℃
Conteúdo de pó na entrada: ≤30g/Nm3
Conteúdo de pó na saída: ≤50mg/Nm3
1 85
5 Empilhamento e pré-homogeneização do carvão bruto Empilhadora / tipo ponte de raspagem reclaimer Capacidade do empilhador: 200t/h
Capacidade do reclaimer: 120t/h
1 1 28 38
6 Pulverização do carvão
Moinho de carvão com ar-varrido
Capacidade de moagem: 18t/h
Tamanho: Φ2,8×(5,75+2,25) m
Tamanho do material para alimentação da máquina: ≤25mm
Tamanho do material de descarregamento: 80μm
Resíduo na peneira: ≤10~12%
Umidade do material a ser inserido na máquina: ≤10%
Umidade do material de descarregamento: ≤1%
1 60.73
7 Moagem do cimento Moedor de cimento Moedor de cimento com circuito fechado Φ3.8×13m
Tamanho do material para alimentação da máquina: ≤20mm
Tamanho do material de descarregamento: 3200~3400cm2/g
Capacidade de moagem: 75t/h
2 68,5
8 Embalagem do material Máquina de embalar rotativa Capacidade de embalagem:
Medição da precisão média: 50kg (+0,3kg / -80g)
2

Nomes relacionados
Fabricante de maquinário para cimento | Empresa para projetos de engenharia e cimento | Unidade de fabricação do cimento

Deixe uma mensagem
Outros Produtos